O que são as estrias?
Nada mais são do que a ruptura das fibras de colágeno e elastina da pele. As estrias surgem pela distensão exagerada da pele, ou também por alterações hormonais. Na puberdade, geralmente costumam surgir devido ao crescimento rápido e o estiramento da pele. Esse fato também é comum na gestação e na obesidade. Tratam-se de lesões lineares, geralmente paralelas, que podem variar de 1 a vários centímetros de extensão. Surgem principalmente nas coxas, nádegas, abdômem (gravidez) e dorso do tronco (homens).
Fase Aguda e Fase crônica
As estrias são divididas em duas fases: a fase vermelha(aguda) e branca(crônica), sendo a fase aguda, de mais fácil tratamento, e também melhores resultados. Porém mesmo com o tratamento, a pele não regenera totalmente. O que ocorre, é sim uma boa melhora no aspecto da estria (60 a 90%), diminuindo-a também em diâmetro.
Como evitar?
Existem pessoas que são mais propensas ao surgimento das estrias, mas mesmo assim podem retardar seu surgimento. A forma de evitá-las é hidratar a pele. Hidratar com água, ingerindo no mínimo 2 litros de água por dia, e com cremes hidratantes ao menos uma vez ao dia. No caso de gestantes e adolescentes, a hidratação da pele deve ser redobrada.
Tratamento:
O tratamento é realizado com uma corrente microgalvânica aplicada ao longo da estria favorecendo a síntese do colágeno. Podem ser utilizados também peelings mecânicos (diamante, cristal) e químicos. nº de sessões: 10 a 15.
Cuidados pós tratamento:
Durante o tratamento não utilizar pomadas cicatrizantes na região. Após o tratamento o paciente deve evitar o sol diretamente na estria por um período de 6 mêses, a fim de evitar uma hiperpigmentação na região tratada. Esse cuidado é essencial, pois se a estria for exposta ao sol antes desse período pode ficar ainda pior.

Nenhum comentário:
Postar um comentário