segunda-feira, 23 de abril de 2012

Pele Xerótica: você sabe o que é?

Estamos no início do outono, e certamente nessa época ocorre uma manifestação cutânea muito comum: a xerose, ou desidratação cutânea.  Manifesta-se por perda da integridade de hidratação da pele, ou seja, a perda de água na epiderme.

Sabemos que nossa pele possui cerca de 20% a 35 % de água, e quando a xerose manifesta-se, esse índice fica em 10%.  Alguns fatores extrínsecos(do meio externo) podem contribuir para essa perda de hidratação, como por exemplo a baixa umidade do ar  e a radiação solar em excesso.  



Existem também os fatores intrínsecos (do nosso corpo), que influenciam a pele a desidratar, tais como o estresse emocional, menopausa (baixa atividade hormonal), diabetes mellitus e hipotireoidismo, entre outros.  Por esse motivo é  importante, que antes de realizar qualquer tratamento de revitalização sejam investigadas as causas da perda de capacidade de hidratação da pele. Se a desidratação for muito intensa, e não sessar, é imprescindível  um diagnóstico clínico médico através de exames de sangue e urina por exemplo.

Quais os sintomas da xerose ou pele desidratada?
Os sintomas incluem coceiras, escamação da pele e até o surgimento de fissuras (rachaduras).

Como evitar?
É indispensável ingerir bastante água,  além de evitar banhos muito quentes e utilizar bons hidratantes corporais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário