Quando falamos em tratamentos de pele, certamente o outono e inverno são as estações mais próprias para começar a cuidar da sua pele. Nessas estações a exposição ao sol é menor, o que confere uma eficácia maior dos tratamentos. Entretanto, mesmo não havendo muita exposição ao sol, é importante utilizar o filtro solar, que formará uma barreira extra de proteção á pele.
O que queremos com os tratamentos de pele é com certeza, estimular a produção de colágeno, proteína natural da pele que normalmente é estimulada através da hidratação e nutrição celular e externamente é estimulada através de limpezas, esfoliações e peelings.
Limpeza de pele: remove as impurezas da pele produzidas pelas glândulas sebáceas, como os comedões (pontinhos negros) e aqueles que estão começando a se formar. Eles se formam porque a derme não conseguiu dar conta de expelir todas as impurezas, e aí somente com uma boa limpeza de pele poderemos "dar um basta" nestes inimigos da pele.
Hidratação: No inverno, a tendência é a nossa pele ressecar por conta de fatores como o vento, a água quente do chuveiro e a diminuição da ingesta diária de água. No verão, o nosso sistema seboregulador (suor) dá conta de hidratar a derme papilar, entretanto quando chega a estação mais fria precisamos de novos recursos para evitar o envelhecimento da pele: hidratá-la, tanto internamente quanto externamente. Internamente ingerindo líquidos, e externamente através de cosmecêuticos específicos para o tipo da sua pele.
Endermologia: Uma técnica de massagem por sucção que melhora a oxigenação,trofismo e elasticidade da pele, a endermologia é utilizada em tratamentos faciais e corporais. Em tratamentos faciais ameniza as linhas finas, e dependendo do tipo de olheiras há uma boa melhora.
Drenagem Linfática: Técnica que pode ser utilizada em qualquer época do ano, porém no inverno como há um déficit da circulação local, a técnica torna-se bastante útil, melhorando a oxigenação da pele. É eficaz no tratamento de olheiras vasculares e pós operatórios.
Peeling de Diamante: Bastante realizado no inverno, o peeling de diamante é uma técnica que utiliza vácuo e ponteiras de diamante que esfoliam a pele,e estimulam a produção de colágeno e elastina. É indicado para tratamento de fotoenvelhecimento, uniformização da pele, tratamentos de acne, manchas superficiais, rugas superficiais em face, pescoço, colo e mãos. O resultado é uma pele mais lisinha, viçosa, e com menos marcas de expressão. É um peeling superficial, portanto não há necessidade de repouso, e você pode voltar a trabalhar no mesmo dia.
Peelings Químicos: Podem ser superciais, médios ou profundos. Os superficiais possuem a finalidade de melhorar a uniformização da pele através de uma leve esfoliação com substâncias próprias para seu tipo de pele. Assim como o peeling de diamante, atinge somente a epiderme, portando não há necessidade de repouso, pois é um peeling leve que você pode voltar ao trabalho no mesmo dia.
Os peelings médios atingem a camada superior da pele: a derme papilar. A finalidade é diminuir as manchas e rugas profundas. São procedimentos realizados apenas por médicos capacitados. A descamação é mais intensa e o período de repouso é de 7 a 14 dias.
Já os peelings profundos atingem a derme reticular, a camada mais profunda da derme. São procedimentos também realizados apenas por médicos, e necessitam de anestesia. Os resultados são efetivos, entretanto leva-se mais tempo para recuperação do paciente, aumentando a chance de complicações.
*É muito importante sempre procurar um profissional qualificado para fazer uma avaliação do melhor tratamento a ser realizado desde já, e chegar à primavera com uma pele nova.

Nenhum comentário:
Postar um comentário